Buscapé

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A visão dos gatos

visão dos gatos
A visão é um dos sentidos mais importante para nós, assim também o é para os gatos. Apesar de ter muitas características diferentes da visão do homem, é igualmente uma visão frontal, contrariamente aos coelhos que possuem uma visão lateral.
Os gatos têm uma visão de 200 graus, amplamente superior à do ser humano, e o seu eixo de visão é também bastante diferente do nosso. Os pequenos felinos visualizam maioritariamente a parte inferior das coisas, os pés das cadeiras, das mesas e dos seres humanos. Para eles tudo é gigante. Este é um dos motivos porque os pequenos felinos adoram alturas e de trepar tudo para ficarem com uma perspectiva mais semelhante à do homem.
Os gatos não conseguem ver a menos de 20cm de distância, por isso eles retiram a comida do prato e comem-na a uma certa distância. Contrariamente ao ser humano, os pequenos felinos levam a boca á comida e não a comida à boca.
Na prática eles ajustam a comida a uma distância que consigam ver e depois agarram-na às cegas, apenas guiados pelo olfacto.
Felizmente o seu cérebro compensa esta falta de visão a curta distância com uma precisão invulgar.
Ao contrário da visão do ser humano, a visão dos gatos funciona como uma lente de uma máquina fotográfica. Quando o objecto focado é pequeno e está distante a visão do gato consegue fazer zoom e aproximar o objecto dando-lhe definição.
Em termos de cores os pequenos felinos conseguem distinguir sem qualquer problema, mas o que lhes prende a atenção é o movimento. Se não tiver movimento certamente que tentará que se mexa dando-lhe pequenos toques com as patas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário